Início

“Da Semente da Palavra à Flor do Conhecimento” é um projeto direcionado para o trabalho em sala de aula, através de ações apoiadas e dinamizadas pela biblioteca escolar com a aplicação de pedagogia diferenciadas e focadas em atividades específicas de iniciação e consolidação da leitura.

Este projeto, centrado exclusivamente na aprendizagem da leitura e da escrita, é inspirado na leitura de contos, lendas e parábolas, como a “Parábola do semeador” e a “Lenda do girassol”.

É neste ambiente que vamos criar as condições necessárias para o florescimento da leitura, tal como o jardineiro que constrói uma estufa para o florescimento de todas as flores do seu jardim.

 

Projeto

O trabalho colaborativo entre a equipa da biblioteca, os professores titulares de turma e os docentes de apoio, consubstancia-se numa ação conjunta dirigida aos alunos sinalizados e organizados em pequenos grupos de trabalho.

São propostas diversas atividades de aprendizagem planificadas ao longo da semana e realizadas em pequenos núcleos que apelidamos de “estufas”. Nesses espaços, criados para o desenvolvimento do projeto, aplicamos técnicas de “gamificação” no ensino da leitura e da escrita, recorrendo a ferramentas digitais diversificadas, num processo em que o aluno progride livremente, obedecendo apenas ao seu próprio ritmo de trabalho.

Cada aluno é autónomo na resolução dos desafios propostos, avançando ao longo de diversos níveis com feedback imediato do seu progresso. As atividades dinamizadas incluem exercícios adaptados que permitem uma monitorização em tempo real.

Objetivos

O projeto “Da semente da palavra à flor do conhecimento” visa resolver uma situação problemática identificada no Agrupamento de Escolas de Almeida e indutora de insucesso por parte de alguns alunos: dificuldades na iniciação da leitura.

As atividades desenvolvidas com os alunos do primeiro ciclo do ensino básico em contexto de apoio e em sala de aula, são apoiadas e dinamizadas pela biblioteca escolar e têm como objetivo central apoiar todos os alunos com dificuldades nos processos iniciais de aprendizagem da leitura.

Temos consciência de que nós seremos incógnitos semeadores, cuja função será colocar a semente em contacto com o solo. Tendo em conta que há vários tipos de solo, como nos ensina a “Parábola do semeador”, a colheita dependerá da mestria com que colocarmos a semente em cada solo, esperar que este seja fértil e a semente brote para que a possamos ver crescer e transformar-se num lindo girassol, sempre virado para o sol, como na lenda que serviu de inspiração para este projeto.

Fábrica de Conteúdos

A Raposa

A Raposa Aproximemo-nos um pouco de uma raposinha portuguesa: a Dona Espertina. Ela tem a cabeça larga, o focinho alongado e pontiagudo, olhos oblíquos, orelhas levantadas, largas na base e estreitas na ponta. O pêlo é basto e abundante, mas o corpo é magro. Possui patas finas e curtas que lhe possibilitam ser uma excelente …

Acerca

O Programa Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) tem constatado, ao longo dos anos, que o nível do trabalho realizado pelas bibliotecas evidencia um conjunto de práticas cada vez mais centradas no uso da informação e no conhecimento, destacando o papel transversal que a biblioteca escolar ocupa, atualmente, no apoio aos curricula e na melhoria das aprendizagens.

Com o intuito de incentivar o trabalho destas escolas, foi criada a candidatura Ideias com Mérito, que tem como objetivos identificar e apoiar as experiências mais consistentes e difundir as práticas melhor concretizadas pelas bibliotecas.